sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Profissão Preparador Físico

Descrição do Cargo
Atua planejando, ministrando e avaliando individualmente atividades físicas para uma pessoa, visando a consecução de objetivos determinados e pré-combinados, como melhorar a qualidade de vida, emagrecer, preparar-se para uma atividade ou evento específico, etc. Pode atuar na residência do contratante, em espaços públicos (como parques) ou em espaços locados como salas de musculação e piscinas de academias ou clubes.

Formação Básica
Ensino Superior como Bacharelado em Educação Física ou Licenciatura em Curso de no mínimo 4 anos. Profissionais que já atuavam nesta atividade até Setembro de 1995 podem se inscrever no CREF de sua região e trabalhar como provisionados.

Formação Adicional
Pós-Graduação Lato Sensu Fisiologia do Exercício e/ou Treinamento Esportivo são praticamente obrigatórias. Cursos de complementação e atualização em intervalos não superiores a um ano também são importantes, pela necessidade constante de manter-se ligado no que há de mais moderno.

Mercado de Trabalho
Muito competitivo e de crescimento lento, é muito diversificado em termos de condições dependendo da modalidade esportiva escolhida (mais ou menos profissionalizada). Até o final da década de 90 havia muitos leigos atuando, o que deve diminuir gradualmente com a regulamentação e a fiscalização dos CREFs.

Aspectos Favoráveis: Dependendo do Clube, modalidade ou técnico ao qual se ligue, pode ter até certa projeção profissional, principalmente se puder se especializar em alguma técnica. Dependendo de suas horas de dedicação, pode complementar seus ganhos como “personal trainer”.

Aspectos Desfavoráveis: No Brasil o Treinamento de Atletas está muito concentrado em clubes e, dependendo da política interna, a comissão técnica (incluindo o Preparador Físico) poder ser mais ou menos prestigiada. Nos esportes mais profissionalizados como no Futebol, é comum o Preparador perder o emprego junto com o Técnico. Nos menos profissionalizados é geralmente uma figura de pouca evidência.

Características Pessoais
Motivador, metódico, criterioso e organizado.

Estratégias de carreira
Vida acadêmica: Há cursos de Especialização em Treinamento Desportivo acessíveis já aos estudantes. Atualmente existem muitas Pós Lato Sensu específicas sobre o assunto. Em Congressos, sempre há palestras, painéis e mesas redondas sobre o tema. Neles você deve, além de acumular conhecimento, ir se inteirando das novidades e das tendências da carreira. Dê importância para atividades como Musculação, Ginástica e um pouco de Natação. Adquira sólidos conhecimentos de fisiologia, teoria do treinamento e nutrição. É uma atividade onde um bom networking (rede de relacionamentos) é fundamental e isso se começa ainda na Faculdade. Estágios devem ser focados, ou seja, estagiar especificamente junto a departamento de Preparação Física de Clubes ou empresas que mantenham equipes esportivas.

Vida profissional: o mais interessante é você se agregar ao grupo de trabalho de alguma equipe desportiva de competição, nem que inicialmente seja como mero auxiliar e que a remuneração seja baixa. Dê a máxima importância à manutenção e aumento de sua rede de relacionamentos, mantendo-a sempre bem organizada e atualizada no seu PC (invista principalmente em Técnicos Desportivos de renome com os quais gostaria de trabalhar). Quando em atividade em equipe multidisciplinar, todo o cuidado no relacionamento com médicos, fisioterapeutas, psicólogos, etc. Pesquise constantemente novos conhecimentos e novas atividades, utilizando-as de modo a tornar seu trabalho o menos repetitivo e mais motivante possível. Mantenha sempre consigo cartões profissionais e tenha em seu micro proposta atualizada de trabalho para ser impressa e enviada o mais rápido possível sempre que surgir a oportunidade.

fonte: portal da educação física

Nenhum comentário:

Postar um comentário